Mafia II – Revivendo os clássicos filmes de Gangsters

Mafia 2

Confesso que um dos gêneros que sempre me fascinou é o de filmes de Mafia e crime organizado. “Os Bons Companheiros” (The Goodfellas, 1990), “Cassino” (Casino, 1995), de Martin Scorcese e a clássica trilogia de Francis Ford Coppola,O Poderoso Chefão” (The Godfather, 1972 a 1990) são filmes que me cativam principalmente por trazer o dia-a-dia da vida destes criminosos – família, amizades, traição, “ética profissional” – sem necessariamente se preocupar tanto com a ação.

Mafia II (2010, 2k Games) é um game que trata exatamente deste mundo, um assunto que, na minha humilde opinião, foi relativamente mal explorado nos jogos da série “The Godfather” (1 para PS2, PS3, XBOX 360, Wii e PC e 2 para XBOX360, PS3 e PC).  Diferentemente do que se possa imaginar, Mafia II não é sequencia direta de Mafia: The City of Lost Heaven, apenas toma emprestadas algumas mecânicas e a temática. Ou seja, não ter jogado o primeiro game da série não afeta em nada jogar a sua sequencia.

Ambientação

Vito Scaletta e sua Tommy Gun em um tiroteio

Mafia II se passa entre os anos 1940 e 1950 na fictícia Empire Bay, inspirada em cidades americanas como Nova York, Los Angeles e San Fracisco. O jogador assume o papel de Vito Scaletta, um imigrante italiano da Sicilia que chegou com a família ainda menino aos Estados Unidos em busca do sonho americano.

Por influência de seu melhor amigo Joe Barbaro, começa a cometer pequenos crimes para conseguir dinheiro fácil. Durante um roubo Vito acaba sendo preso, mas recebe a oportunidade de se livrar da cadeia servindo ao exército americano na Segunda Guerra Mundial numa incursão à Itália (inclusive a missão da qual ele participa serve de tutorial para o game).

Nessa missão acaba se ferindo e é mandado de volta aos EUA para se recuperar. Chegando lá, percebe que seu amigo Joe está muito bem de vida, graças aos contatos que fez com “gente importante” (a.k.a. Mafiosos). Joe oferece a Vito a possibilidade de fazer parte disso tudo, e assim começa a vida de Vito Scaletta na Máfia.

Em Mafia II o jogador assume o papel daquele cara que faz o trabalho sujo dos gangsters. Desta forma, o jogador é posto em situações não tão glamurosas, como se enfiar em esgotos e frigoríficos, enterrar corpos, levar amigos baleados ao médico, dentre outras.

O mundo de Mafia II, se não é tão rico quanto o de outros sandboxes como GTA e Red Dead Redemption (ambos da Rockstar), é bastante coeso e oferece uma ótima experiência ao que se propõe. Além disso, como o jogo se passa durante épocas distintas, o jogador pode passar por experiências diferentes na mesma cidade, como as ruas escorregadias durante o inverno e a evolução dos carros e da música ao longo dos anos (lembrando que o jogo se passa entre mais ou menos o fim da Segunda Guerra em 1944 e o começo dos anos 50).

E a trama, que eu considero o ponto alto do jogo, remete muito às situações vividas pelos protagonistas dos clássicos filmes de Máfia de Scorcese e Coppola, o que acaba sendo um atrativo maior aos fãs do estilo.

Gameplay

Mafia II é um sandbox que inova muito pouco (praticamente nada, sendo bem sincero) quando comparado aos clássicos do gênero da Rockstar. No entanto o seu tamanho reduzido e missões mais diretas (o jogador não precisa ficar procurando o que fazer) pode fazer dele um jogo mais atraente para aqueles que não tem paciência para ficar horas dirigindo um carro (ou cavalo) num game de mundo aberto.

O jogador tem aquela visão de terceira pessoa com a câmera nas costas do personagem, deve usar sempre de muretas e colunas para se esconder dos tiros (o já clássico sistema de “cover”) e ocasionalmente participa de perseguições com a polícia usando carros. Ou seja, GTA IV, puro e simples.

Falando em polícia, esta se mostra um pouco mais preocupada com as ações do jogador que em outros jogos do estilo, perseguindo-o até por excesso de velocidade e estando presente em bem maior número. O jogador pode ser procurado por sua própria aparência (nesses casos deve-se trocar de roupa) ou pela placa do carro (trocar de carro ou alterar a placa do carro em oficinas no jogo resolvem o problema). Por sorte, a inteligência artificial que lhes foi dada é bem limitada (pra não dizer burra), sendo muito fácil despistar a polícia na maior parte dos casos.

Logicamente as armas são as da época (sorry, no bazooka for you!), onde o jogador deve fazer uso de Tommy Guns e revolveres antigos para passar por cima dos inimigos. Em alguns casos o jogador precisa resolver os assuntos “na mão”, com um sistema de luta simples, mas eficiente. Os carros também estão bem representados em matéria de jogabilidade, já que não têm aquela direção suave dos carros de hoje em dia, e também por apresentarem dirigibilidade diferenciada mesmo entre si.

Por fim, também herdado do estilo GTA de ser, há os famigerados “itens colecionáveis” escondidos na cidade, como posters de criminosos e o mais divertido de todos, revistas Playboy da época (que permitem ao jogador visualizar uma foto por revista conquistada).

Apresentação

Vito Scaletta observa a paisagem

Ponto altíssimo de Mafia II, a apresentação deste game faz com que ele se destaque em relação a tantos outros sandboxes.

Os gráficos de Mafia II são, na minha opinião, bem superiores aos vistos tipicamente nos games da Rockstar. Os detalhes da cidade, a neve sobre os carros (que cai quando você começa a andar), as marcas no rosto dos personagens e a paleta de cores diferenciada para cada época do jogo mostra o cuidado que a 2k teve ao fazer este talvez subestimado game.

O som também merece destaque, com músicas de grandes artistas da época como Dean MartinBill Haley & His CometsJohn Lee HookerMuddy Waters, para citar alguns. O número de canções pode não ser imenso, mas como o jogo em si não é lá muito longo, isso não chega a incomodar. Além do mais, quando se passa dos anos 40 para os anos 50, as músicas mudam, encorajando o jogador a mexer no dial do rádio virtual dos carros.

Considerações Finais

Mafia II é um sandbox bastante indicado para quem não tem muita paciência com sandboxes em geral. Sua mecânica mais direta, mais voltada para a história do jogo (sem side-quests, missões optativas e minigames) faz com que o jogador concentre-se mais na trama do game, que agradará bastante aos fãs de filmes de mafiosos.

Os personagens são cativantes e possuem personalidade mais marcante do que na maioria dos games neste estilo. A música é sensacional e os gráficos bem polidos.

O game não é muito longo, aproximadamente umas 14 horas de gameplay, mas no fim das contas isso acaba sendo bom, pois se fosse muito maior fatalmente se tornaria bem chato e repetitivo.

Links

Mafia II é um game da 2k Games, disponível para PS3, XBOX 360 e PC. As imagens exibidas aqui foram extraídas do site da produtora e muito provavelmente pertencem à versão de PC. A versão jogada por mim foi a de PS3.
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7 comentários sobre “Mafia II – Revivendo os clássicos filmes de Gangsters

  1. É, na “minha opinião de merda”, esse jogo é ‘mais do mesmo’… Joguei pouquissimo e já desanimei logo no começo… Não me prendeu porque continua exatamente igual todos os jogos do gênero… Mas dizer isso é “chover no molhado” né…

    Só comentando sobre o Godfather 1… Achei muito bacana, e na época até original… Bacana poder criar e vestir seu gangster de acordo com seu $$$, ir conquistando territórios, sendo promovido e “subindo de vida”, tudo isso de uma forma que vc é incluido na história do filme sem alterar muita coisa… =) Graças ao godfather do ps2 eu peguei emprestado os 3 filmes na faculdade nessa época e fui assistindo “quase” que numa paulada só… hehehe =)) Enfim, sei que o post não é sobre esse jogo mas até deu uma nostalgiazinha…. hehehehe =)

    1. Pô, mas no Godfather os caras tinham a cara de pau de nem mudar os cenários! Se você visitasse 8 docerias, ia achar 2 variações de cenários. E você tinha que ficar fazendo A MESMA COISA indefinidamente, até o fim do jogo. Os ganchos com a história original são legais, mas nada justifica aquele personagem principal sem carisma conseguir virar um Don ao final do jogo.

      Fora que, mesmo sendo um “alto ranking” na máfia, o cara saia pra extorquir vendendor de bolo! Isso me tirava totalmente do clima do jogo.

      Não achei o Mafia 2 tão mais do mesmo quanto o Godfather, principalmente pela história e os personagens, melhor desenvolvidos que em muitos jogos.

    1. Fala Guijones!

      Então, eu não cheguei a jogar, cheguei a ler alguns reviews e ver alguns vídeos. Os gráficos têm uma cara de “geração passada”, mas em HD. São simples demais, até meio toscos, às vezes dá a impressão de se estar jogando PS2.
      Fora isso, ele tem uma jogabilidade mais “beat ‘em up”, como se fosse um Streets of Rage em 3D. Dizem que é MUITO repetitivo.

      O jogo é de março de 2010, mas só foi lançado no ocidente em março desse ano – um ano depois. Tem bastante jogo melhor que ele no mercado, talvez só valha a pena comprar se você achar uma promoção BEM interessante numa “estarland” da vida.

      Importante! Você acabou de fazer o comentário número 100 do blog! Quandos nos virmos te dou uma mariola.

  2. “Mafia II é um sandbox bastante indicado para quem não tem muita paciência com sandboxes em geral”

    Me ganhou nessa frase! hahahaha

    Você tá ligado que jogos muito longos acabam me tirando a curiosidade. Ou então até pego o game mas nunca finalizo.

    Acho que esse vou acabar jogando =)

    1. Opa,

      Então, como eu disse, o Mafia II é bem mais curto que a média de sandboxes, mais focado na narrativa da história.
      Os caras do MRG definiram bem ele como sendo mais um “Show de Truman” que um mundo aberto real. Num GTA, RDR, se você for pra qualquer canto, você vai ver coisas acontecendo, você tem coisas pra fazer por alí.
      Já no Mafia II, se você foge da linha principal, não vai em direção aos pontos que o jogo te manda, você até consegue… mas não tem nada a se fazer por alí. Nada acontece fora do trajeto principal de Mafia II – isso acaba encorajando você a fazer somente as missões e pronto. E fazendo todas as missões você termina o jogo em no máximo 20 horas (número chutado, não cheguei a olhar com quantas horas está meu savegame).

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